sexta-feira, 5 de abril de 2013

Que tal comer uma salada saudável e sem agrotóxico?


Os alunos do 11º ano da ELPC estão com um projeto
de venda de alimentos de origem ecológica

O 11º ano da Escola Livre Porto Cuiabá está com um projeto que possibilita que você coma produtos de origem ecológica, irrigado com água potável. São duas opções de cesta: 1 - com cinco folhas, três temperos (R$ 20); e outras com três folhas e três temperos (R$ 15). O que é a 'agricultura ecológica? Aquela que utiliza, em todos os seus processos de produção, técnicas que respeitem o meio ambiente e visam à qualidade do alimento. Desta forma, não são usados agrotóxicos, adubos químicos, transgênicos, nem qualquer outro tipo de produto que cause risco à saúde dos consumidores. Se tiver interesse, ligue ou procure pelos alunos na própria escola, pois o projeto é de responsabilidade deles e do professor de Ciências Socioambientais, Jair Durigon.

Conforme o professor, a proposta deste ano da turma é justamente compreender e vivenciar o tema 'a ação do indivíduo e seus grupos', dentre esses grupos, há aqueles que gostariam de se alimentar com produtos livres de agrotóxico e por isso surgiu a ideia, que uniu o conteúdo curricular à necessidade de o grupo de estudantes obter um caixa financeiro para que possa fazer viagens de estudo ao longo do ano. "Há pessoas que preferem pagar por alimentos mais saudáveis, outros que estão preocupados com a produção desse tipo de produto, nós estamos apenas atuando como um ponto de ligação e paralelamente observando como esse processo funciona". No 9º ano, o tema deste ano do curso de Ciências Socioambientais da ELPC são resíduos gerados e, no 10º ano, as leis naturais e as áreas protegidas. (Depois nós vamos abordar mais sobre estes assuntos! Aguardem!)

Como funciona

Os alunos fazem o cadastro do cliente, que assina um 'termo de compromisso de compra', uma vez feito o negócio, o produtor de Várzea Grande, Egon Nord, que é ex-aluno da ELPC e tem uma horta com produção focada em produtos ecológicos, molda sua produção para atender à demanda e traz alimentos fresquinhos toda semana. A turma passa um percentual dos pagamentos ao produtor. Onde comprar: a ELPC fica na Rua Tenente Lira, nº 320, bairro Dom Aquino, Cuiabá (MT). E-mail: elpc@terra.com.br/ Contato: (65) 3623-6667.

Ferramente didática

Jair Durigon pontua que são duas principais: 1 - Técnica de entrevista, ou seja, o aluno se aprenderá com as abordagens de venda, colherá dados que serão repassados ao cliente sobre os produtos, valores, além disso, observará o perfil do cliente, quem é, por que optou pelo alimento ecológico (tudo isso respondendo a um questionário), etc. 2 - Processo de produção, que é quando se aprende sobre a industrialização ou não, compreende de onde vem os insumos, qual a cadeia produtiva, etc."Desta maneira eles saberão desempenhar este mesmo papel em qualquer fábrica ou processo de produção a qual tiverem inseridos, é um aprendizado para a vida".

Nenhum comentário:

Postar um comentário