sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Sim, educar dá trabalho!



"Educar de verdade dá trabalho e pais e mães preferem o caminho mais fácil apenas para evitar dificuldades do presente. Mas aí é que estão o perigo e o começo dos verdadeiros problemas do futuro"


Filhos não vêm com manual de instrução... e sim, eles dão trabalho! Vamos dar continuidade à lista de 25 atitudes que  fazem pais e mães melhores, conforme o livro "Pais e filhos - companheiros de viagem, de Roberto Shinyashiki"! Que tal refletir um pouco sobre algumas mudanças que podem transformar seu relacionamento com as crianças ou mesmo os jovens?

O terceiro item da lista é justamente 'educar com disposição', e o que isso significa? Que para educar os pais terão de dizer muitas vezes 'não' e aguentar as birras dos filhos sem ceder ou perder o equilíbrio. Manterem-se firmes e ao mesmo tempo amorosos, centrados, senhores da educação dos filhos. Shinyashiki afirma que muitos pais confundem 'amar' com 'mimar', por isso fazem tudo o que os filhos querem, pensando que assim dão a eles todo o carinho que sua missão exige. Não percebem que amar e educar não é simplesmente dar aquele sorvete de chocolate às 11 horas da noite para que o filho pare de chorar!

"Não adiante continuar limpando o bumbum do filho de 3 anos por achar que ele não vai sasber fazer isso sozinho, pois isso não vai ajudar seu filho a conquistar a autonomia". Ele acrescenta que a mãe superprotetora geralmente diz que 'se eu não limpar, não ficará bem limpo'. Mas, convenhamos, o máximo que poderá acontecer se ele ficar um pouco sujo é haver uma assadura, porém, se a criança não aprender desde agora a cuidar de si própria terá no futuro problemas bem mais graves que uma assadura: estará sempre dependendo os outros em coisas que lhe cabe fazer. Certou ou errado?!


Mães que sabem amar e educar não se assustam com a cara amarrada do filho quando é contrariado. Elas sabem lidar com o mal-estar provocado pela chateação do filho, pois estão cientes de que o mais importante é sua formação para a vida. Por outro lado, quando os pais mimam seus filhos, contribuem para que eles continuem a ser 'eternamente bebês de colo'. Algumas mães perguntam o tempo todo ao filho se quer água ou se está com fome, não percebem que essa 'excessiva preocupação' com o filho não o ajuda a buscar a própria comida.

Fazer tudo o que a criança quer e ficar à disposição dela é protegê-la de tudo, temendo que algo de errado aconteça. Mas isso não permite que o filho experimente algo novo. Mimar é cansativo, mas é muito menos trabalhoso que educar. Mimar é não aguentar que a criança chore quando está contrariada, é dar um presente ao filho toda vez que precisa pedir-lhe alguma coisa, é querer que o filho esteja sorrindo o tempo todo. Dessas atitudes é que nascem os adultos dependentes e infelizes.

As mordomias dadas pelos pais fazem o filho imaginar que o mundo é um palácio em que ele, sentado no trono, será servido por todos como um reino ao menor estalo dos dedos. Educar dá mais trabalho, mais é um dos presentes que você pode dar aos seus filhos. Verifique se você está educando de verdade seus filhos e colaborando para que eles cresçam e saibam administrar a própria vida.

Educar de verdade é mais trabalhoso, mas cansa muito menos, porque aos poucos os filhos aprendem a cuidar de si próprios. Lembre-se: uma boa mãe ou um bom pai não significa tirar os problemas da vida dos filhos, mas sim ajudá-los a aprender a resolvê-los. 

Que tal refletir sobre tudo isso? Sempre há tempo de mudar de postura, recomeçar, aproveite este início do ano para fazer um novo planejamento familiar para você e sua família!

Acompanhe nossas dicas... Semana que vem tem mais!!!!

Excelente fim de semana ;)


Nenhum comentário:

Postar um comentário