terça-feira, 16 de abril de 2013

Torpedo da semana



VOCÊ SABIA... 


Que somos sempre desafiados a procurar caminhos novos e a buscar novos conhecimentos no desconhecido? Os tempos de mudança testam nossa capacidade de ousar, de sair do lugar comum que nos mantém aprisionados e nos impede de construir um futuro melhor e diferente.

AGENDA

16/04 (3ª feira) – Reunião com pais do 6º ano sobre o acampamento, das 11h30 às 12h30, na sala de Artes, com a profª Núbia e prof. Edson.
19/04 (6ª feira) – Festa na ‘aldeia do Jardim’ da ELPC (evento interno).
19 e 20/04 (6ª e sábado) – Acampamento do 7º ano, na Estrada do Manso, com profs. Núbia (profª de sala) e Édson (Ed. Física).

E MAIS

No Jardim, ocorrerá a grande festa na ‘aldeia’ da ELPC (19/04 - 6ª feira), com brincadeiras e apresentação dos ritmos feitos em cada sala. As crianças também chuparão cana, apreciando seu gostoso sabor. Assim se encerrarão as vivências da Época do Índio.

Dia Nacional do Índio. O 2º ano do Ensino Fundamental antecipou sua homenagem aos índios (de 19/04) para 2ª feira (15/04). Durante o ritmo, as crianças cantaram, fizeram movimentos rítmicos, tocaram flauta, recitaram e encenaram um poema. A homenagem se estendeu com trabalhos expostos no painel no refeitório.

Na 5ª e 6ª feira, os alunos do 4º ano realizaram uma aula de campo com os professores de classe, Educação Física e Desenho de Formas. O objetivo: observar o entorno da escola, destacando a localização e a vizinhança. Um olhar para além do seu mundo faz nascer no íntimo o respeito e a admiração por tudo que integra indireta ou diretamente a nossa vida. Agradecemos aos vizinhos pelo acolhimento!

Na 2ª feira, o 4º ano recebeu a visita do Sr. Joilton (funcionário da escola) para contar um pouquinho da sua história de vida no bairro Dom Aquino. As crianças se entusiasmaram com os fatos históricos acontecidos na localidade e que contribuíram para a vida das pessoas que nele residem, bem como para a cidade.

Fortalecimento da amizade. Na sexta-feira (12/04), o 5º ano aproveitou o período da tarde com atividades recreativas que oportunizaram o convívio em grupo, de maneira a despertar sentimentos de companheirismo e solidariedade. Para completar, saborearam um delicioso piquenique. Parabéns 5º ano! Continuem firmes em seus propósitos

Viagem de Estudos a Santo Antônio do Leverger I – Ocorreu, no sábado (13/04), mais um estudo de campo com alunos do 11º ano, do Curso de Ciências Socioambientais da ELPC. A aula constou de cavalgada e uma vivência na fazenda experimental da UFMT. A cavalgada foi patrocinada pelo Senar, por meio do Sindicato Rural de Santo Antônio. A vivência experimental foi oportunizada pela FAMEV – Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da UFMT.

Viagem de Estudos a Santo Antônio II – Os alunos tiveram a oportunidade de dar entrevista à rádio comunitária do Sindicato Rural, reconhecer instrumentos de medição na estação meteorológica, conhecer o processo de ordenha mecânica e de piscicultura, e fazer trilha a cavalo, passando por ambientes diversos para observar relações ecológicas, extratos vegetais verticais (arbóreo, arbustivo, herbáceos). Também observaram lianas e macrófitas aquáticas.

Viagem de Estudos em Santo Antônio III – Quantas oportunidades em tão pouco tempo! Foi uma rara e inesquecível aula. Quem participou comemora, inclusive pela emoção da montaria na chuva e no vento. Os alunos, como sempre, deram uma demonstração de participação ativa e comportamento exemplar. Parabéns!

Viagem de Estudos em Santo Antônio IV – A preparação e também o aprofundamento posterior estão a cargo das professoras Thaisa (Biologia) e Daniela (Artes/Tutoria). É importante ressaltar que o curso de Ciências Socioambientais, dada a amplitude e profundidade temáticas, foi estruturado de forma multidisciplinar. Portanto todas as atividades em campo têm a participação de diferentes professores, tanto no planejamento, quanto na exploração do conteúdo vivenciado.

Agradecemos: ao Presidente do Sindicato Rural de Santo Antônio do Leverger, Sr. Edson, ao professor da FAMEV, Sr. Alício, ao responsável pela fazenda da UFMT, Sr. Donato, e à profª mestranda da UFMT, Rebeca, pela pronta disponibilidade em receber-nos e partilhar seus conhecimentos com alunos e professores.

Agradecemos, ainda, aos pais da turma do 11º ano, Jamil (Tarek), Antonio (Ozires) e Nilton (Camila) que foram os ‘caroneiros da vez’! Valeu!

Cidade Pensada – 2012. Os alunos do 12º ano receberam na 2ª feira (15/04) os certificados, expedidos pelo governo do Estado de Mato Grosso e pela Secretaria de Cultura, pela participação no evento. Em meio a doutores, mestrandos e autoridades governamentais, a participação dos nossos alunos chamou a atenção e recebeu elogios pelo nível das perguntas e argumentações reveladas. Parabéns jovens!!! Isso é currículo, anexem.

ATENÇÃO!!! O Ensino Médio e 9º ano passarão a esperar os pais, ou responsáveis, após o término das aulas, no prédio do Ensino Fundamental. A partir das 12h15 e 17h15 (3ª, 5ª e 6ª) eles descem e o portão será fechado.


PENSAMENTO





“A felicidade existe sim, e somos nós mesmos que a fazemos. Ao entendermos isso, podemos ir ao encontro da alegria que a vida nos oferece” (autor desconhecido)

Nenhum comentário:

Postar um comentário