terça-feira, 24 de junho de 2014

É hoje o Dia de São João Batista...

São João! São João! Acende a fogueira do meu coração! 



“Pra quem tem pensamento forte, o impossível é só questão de opinião” 
(Charlie Brown Jr.)

segunda-feira, 16 de junho de 2014

Você sabia...



Que cada um de nós tem o potencial de criar paz e beleza no universo? Quando desenvolvemos nossas capacidades e as compartilhamos com os outros, podemos apreciar profundamente o valor que elas possuem. Esta apreciação profunda torna a vida realmente digna de ser vivida, infundindo amor e alegria em todas as nossas ações e experiências. Ao aprender a empregar meios hábeis em tudo aquilo que fizermos, poderemos transformar nossa existência diária numa fonte de satisfação e realização que ultrapassa até mesmo nossos mais belos sonhos.

quarta-feira, 11 de junho de 2014

Oficina de reciclagem de cadernos

Uma das atividades trabalhadas nas aulas de Ciências Socioambientais é a reciclagem. A turma do 9º ano além de se divertir muito, ainda fez uma boa ação! Parabéns turma!








quarta-feira, 4 de junho de 2014

São João! São João! Acende a fogueira do meu coração!



No próximo sábado (7/06), a partir das 17h30, nós realizarmos a Festa de São João. O programa festivo começará às 18h, com a abertura da festa pelo 4º ano que fará a encenação da tradicional ‘Lavagem do santo’, seguida da apresentação da roda do Jardim e o acender da fogueira. Sintam-se todos à vontade para virem vestidos a caráter!!! 

"Vai tê muito comes e bebe, quadriá e brincadera, cumpade e cumade! Bão demais"

As celebrações das festas anuais são ótimos recursos de que nos valemos para possibilitar aos pequenos essas vivências que lhes alimentam a alma proporcionando sentimentos de alegria, amor, coragem, confiança e segurança diante do mundo. , na qual reverencia-se o último dos profetas da época pré-cristã: a voz que clamava no deserto anunciando a Nova Era. Foi ele quem batizou Jesus nas águas do Jordão, na Galileia, reconhecendo nele o Cristo, e legando à humanidade a poderosa imagem do novo Homem, aquele que é preenchido pela natureza divina, que se desenvolverá a partir da expressão das suas próprias forças, e que tomará nas mãos a própria vida, guiando-se pelo impulso do Amor e da Fraternidade.
João Batista é o símbolo do
clamor pela Nova Era
 
Celebremos João! Exteriormente, a partir do brilho da lua e das estrelas, da fogueira que ilumina e aquece as noites frias de junho, com músicas, danças e brincadeiras, comida boa e farta e muita, muita alegria. Internamente, trazendo conscientemente diante de nossas almas a imagem curadora: o nascimento do Eu eterno dentro de cada um, o reconhecimento da presença da própria luz, que em meio a mais absoluta escuridão, a mais terrível crise, desce o olhar sobre o eu comum e ilumina o caminho de desenvolvimento contínuo de cada ser.

Qual a importância desta e outras festas ao longo do ano?

Páscoa, São João, Micael, Primavera e Natal têm origem nas culturas mais antigas e são comemoradas para despertar na criança seus valores e sentimentos de compreensão, admiração e reverência à beleza da vida e da natureza. Elas servem para religar ou conectar a humanidade com os ritmos da natureza e do cosmos. O adulto vê os fenômenos da natureza de fora. Chegar ao seu fundamento espiritual requer exercícios interiores e uma força ativa da alma. Isso, no entanto, não exclui a possibilidade de, em outras ocasiões, abandonar-se tranquilamente à contemplação dessas mesmas forças e procurar nelas um descanso meditativo. A criança, porém, convive inconscientemente com esses fundamentos espirituais; ela não vê os fenômenos da natureza de fora, mas  sente o apelo para participar deles ativamente e para integrar-se no jogo das suas forças.          

Assim, na Escola, vivenciamos a Época Joanina, com as festas da Lanterna e de São João. A Festa da Lanterna, realizada no último sábado (31/05) é uma festa de origem européia, que no hemisfério sul nos prepara para a chegada inverno, época em que percebemos uma grande inspiração da terra, um 'aquietar-se da natureza'. O clima frio e  a noite que vem mais cedo favorecem uma atitude de recolhimento, de interiorização, de uma busca para dentro de nós mesmos, talvez de nossa própria luz interna. Nesses dias queremos voltar logo para casa, mal finda nossa jornada de trabalho, para ficarmos quietos junto aos nossos.

Quanto menores as crianças, mais sutis serão nossos gestos, mais plenos de imagens serão os conteúdos trabalhados no dia a dia. Para os maiores, lembrar das imagens vivenciadas quando pequenos, traz uma lembrança boa, revivenciando-as com o coração agradecido. São as forças que essas imagens trouxeram e que se renovam a cada ano. Evidentemente, em cada época, em cada celebração, há que se dosar qualidade e quantidade dos conteúdos que queremos transmitir às crianças pequenas. Diríamos que tudo isso já está impregnado na alma humana e precisa, apenas, aos poucos, ser "acordado". Esse despertar é um processo natural da criança, resultando num desenvolvimento individual de cada uma, na medida em que, repetidamente, vamos povoando de imagens seus corações.

Outras informações ELPC:
(65) 3623-6667