quinta-feira, 29 de maio de 2014

A menina da lanterna e o caminho do homem em sua busca de luz interior


As crianças aprendem desde cedo a partir da história da 'Menina da
Lanterna' o caminho individual do homem em busca da luz interior

A Festa da Lanterna é preparada pelos professores e funcionários da escola. As crianças participam com entusiasmo e alegria da confecção das lanternas, aprendem músicas e escutam pequenas histórias e poesias relacionadas ao tema. Os professores presenteiam as crianças com um lindo teatro da história "A Menina da Lanterna", cujas imagens mostram o caminho individual do homem em busca da luz interior. Os personagens do texto nos revelam âmbitos do ser humano que necessitam ser dominados, transformados e renovados. Lembremos que o fogo, desde os tempos mais remotos, é o elemento da natureza mais usado por todos os povos para simbolizar a transformação.

Após a apresentação do teatro, todos fazem o passeio com as lanternas acesas pelo quarteirão em volta da escola, até chegar ao terreno em frente a escola, cuidando para que a luz pequena, mas forte, não se apague. Trilhar esse caminho é uma prova de coragem para os pequenos, sendo a lanterna acesa um estímulo que pode ajudá-los. Caminhando juntos, todos cantam a canção da Menina da Lanterna e, na grande roda que se formará, declamam o poema "Só quando o meu pensar for luz", orientados por uma das professoras, encerrando-se, assim, a Festa da Lanterna, retornando todos às suas casas.

Esta é uma festa simbólica que ensina aos alunos o valor
de sentimentos belos, bons e verdadeiros
É dever e tarefa dos adultos, pais e professores, vivenciar a Festa da Lanterna com plena consciência, trazendo às crianças, com veneração, os sentimentos belos, bons e verdadeiros pertinentes a essa época do ano. A Festa da Lanterna ocorrerá no dia 31 de maio (sábado), às 17h45. Na próxima semana, 7 de junho, será realizada a Festa de São João, na qual reverencia-se o último dos profetas da época pré cristã: a voz que clamava no deserto anunciando a nova era.



Nenhum comentário:

Postar um comentário