segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Para que serve uma árvore?




A história de Elzéard Bouffier ou de 'O homem que plantava árvores' (L'homme qui plantait des arbres) é exatamente a reflexão que a ELPC nos convida nesta Primavera/Micael.

A animação, de 1987, venceu o Oscar de Melhor Animação em 1988. Baseado em um conto do romancista francês Jean Giono, de 1953 (com radução em português disponível), e dirigido por Fréderic Back, o desenho conta a história de Elzéard, um pastor de ovelhas silencioso e persistente, que dedicou sua vida ao plantio de milhões de árvores, durante mais de 30 anos, em uma grande área dos Alpes franceses, na região de Provença (não por acaso terra natal do autor). O trabalho silencioso de Bouffier não só deu origem a matas e florestas onde havia um deserto, como modificou toda a paisagem humana da região, trazendo paz e alegria onde antes havia dor, rancor e sofrimento.

A história desse homem é narrada por um jovem viajante e atravessa as duas grandes guerras que devastaram a Europa sem conseguir perturbar o trabalho diário do pastor. Escrito na década de 50, o conto guarda extraordinária atualidade neste momento não só no quesito 'ambiental', que é o que nos salta rapidamente aos olhos, mas as reflexões vão muito além, falam também de valores humanos.

O que estamos plantando no coração e na mente das nossas crianças e jovens? Com que carinho e dedicação regamos o terreno das emoções e dos sonhos deles e também os nossos? Será que desistimos muitas vezes de acreditar no melhor do outro quando nos deparamos com a sua 'aridez' ou defeitos/limitações? O que esse humilde pastor pode nos ensinar, enfim?

Vale a pena assistir!!!! São 30 minutos incríveis!!!!

Ah, aguardem nosso Informativo da Primavera/Micael trazendo as encantadoras reflexões de alunos do Ensino Médio, professores, funcionários e pais da Escola. Foi lindo observar o que todos puderam extrair de ensinamentos...

Boa semana :)

#famíliaELPC #cultivandoSonhos #florescendo

Nenhum comentário:

Postar um comentário