segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Seu filho é importante para você? Então demonstre isso já!


Você sabia que a criança que existe dentro de cada pessoa necessita do reconhecimento do papai e da mamãe para se sentir importante e amada? Talvez os pais até deem muito amor aos filhos, mas se descuidam de dar a eles alguns afetos que são muito importantes e podem gerar dores emocionais para o resto da vida!

"Gostaria que o meu pai dissesse que gostava de mim por eu ser uma menina!"
"Adoraria que a minha mãe gostasse de conversar comigo"
"Queria que meus pais me dissessem que têm orgulho de eu ser filho deles"

Percebe o quanto é simples e muito óbvio? Como sabemos o quanto é importante na formação das nossas crianças ouvir que elas são importantes e especiais, por que não fazer uso dessas palavras?

O escritor e psiquiatra Roberto Shinyashiki, no livro Pais e Filhos - companheiros de viagem, explica que muitas pessoas vivem em busca do reconhecimento dos pais mesmo após a morte deles. Há inúmeras pessoas que passam a vida preocupadas em conseguir a aprovação dos pais, em um clima de tensão, preocupados excessivamente, sofrendo o que não precisavam sofrer. Quando não conseguem isso dos pais, passam a projetar isso no trabalho, com os filhos, marido/esposa.

"Tenho um amigo que era viciado em trabalho. Ele lutava desesperadamente pelo sucesso, vivia estressado. Um dia, almoçando com o pai, este lhe falou do orgulho que sentia por tê-lo como filho. Naquele momento, meu amigo sentiu uma onda de amor muito grande e um alívio por receber o reconhecimento do pai, que era um homem brilhante e muito distante dele."

Quando os pais elogiam os filhos, estes desarmam suas resistências e os ressentimentos do passado começam a se dissipar. Não se esqueça que você também é filho! Então, se descobrir que há temas abertos com seus pais, aproveite e se ainda forem vivos, converse com eles! Pense no que gostaria que eles lhe dissessem ou fizessem por você. Procure-os, fale com eles, peça-lhes aquilo de que necessita. Você tem o direito de ser amado por seus pais e de escutar deles tudo o que precisa ouvir.

"Tenho certeza de que, se você tiver a humildade de abrir o coração e dizer: 'pai, mãe, eu preciso de vocês', receberá deles tudo de que necessita para se sentir realizado e feliz". O escritor também nos ensina para ajudar aos nossos pais a se sentirem valorizados. "Declare sua admiração por eles ou traga à lembrança algo importante que vocês fizeram juntos. Quando eles receberem esse banho de amor, sentirão que valeu a pena".

Descobrir o quanto é importante para os pais fortalece a autoestima dos filhos, pois quando se sente amado e valorizado pelo que 'se é', o filho fica seguro para os embates da vida. E assim é também com os pais e mães: a maior parte das pessoas que quer ser admirada pelo mundo deixou de receber o carinho que verdadeiramente aquece seus corações, que é dos pais e também dos filhos.

Que tal fazer um elogiou ou uma declaração de amor ao seu filho no próximo almoço de família? *-*

Nenhum comentário:

Postar um comentário